quinta-feira, 23 de abril de 2009

EUA criam comando militar do ciberespaço

O governo de Obama planeia criar um novo comando militar cujo foco estará nas redes de computadores do Pentágono e nas capacidades ofensivas da guerra cibernética. A iniciativa reformula os esforços das forças armadas para proteger a rede contra ataques, alegadamente originários da China e da Rússia, refere a Reuters.
Funcionários do Pentágono declaram que o novo comando, liderado inicialmente por um oficial militar de quatro estrelas do Comando Estratégico do Pentágono, será anunciado nas próximas semanas.
O presidente Barack Obama deve revelar uma estratégia para melhorar a segurança cibernética ainda este mês, depois da conclusão por parte da Casa Branca da revisão sobre o assunto.
O «Wall Street Journal» divulgou recentemente que, o mais dispendioso programa de armamentos do Pentágono, o projecto «Joint Strike Fighter» foi violado repetidamente por espiões cibernéticos. A identidade dos atacantes e a dimensão dos danos causados no projecto não foram reveladas.
O jornal americano citou antigos funcionários do governo americano, afirmando que os ataques parecem ter origem na China..A embaixada chinesa respondeu e declarou que a China «se opõe e proíbe todas as formas de crimes cibernéticos».
Fonte: Iol diário pt

Sem comentários: