sábado, 3 de outubro de 2009

A TV em Moçambique


Quando chego a casa, depois de um árduo dia de trabalho, a minha maior vontade é de brincar com os meus filhos, o rapaz com quatro anos e a rapariga com um ano. Nem sempre tenho oportunidade, mas quando a tenho, brincamos… brincamos… até que chega a hora da deita.
Normalmente a televisão está ligada, mas nem ligo ao que está sendo difundido, porque estou noutra onda. Mas hoje, sábado, tivemos toda a tarde para brincar. Ficaram cansados, e já estão a dormir. Agora que não há algazarra, estou no computador, e com a televisão ligada. Raramente os programas têm qualidade, exceptuando um ou outro. Mas eis que reparo na telenovela que está a dar neste momento, na TV Miramar, ‘acho que é assim que se chama’, e sem querer fazer qualquer publicidade “Bela a feia”.
Mas eu já tinha visto este episódio ontem à mesma hora.
Por acaso já tinha reparado nisso mais vezes, mas só hoje é que tive tempo para me debruçar sobre o tema. Normalmente são as senhoras que gostam das telenovelas, porque são elas que passam mais tempo em casa, e isso se compreende, cuidando dos filhos, etc. etc..
Será que os responsáveis da dita televisão acham que nossas mulheres são paranóicas por telenovelas?
Ou será que pensam que moçambicano é burro?
Pois o programa que dão hoje, é repetido amanhã, e à mesma hora?
Estou brincando connosco.
Notícias são difundidas, e nos deparamos com um português incorrecto.
Pois eu alerto meus amigos, há que separar o trigo do joio.
Não é aceitável, que jornalistas sejam portadores de mensagens, não sabendo falar português correctamente, e não me refiro a erros esporádicos.
Comigo, depois de ver e ler, também me acontece dar erros ortográficos, mas quando os detecto, até fico envergonhado, e trato logo de os corrigir. Eu, que tenho um pequeno leque de leitores, pois faço isto por lazer. E os outros que são profissionais e têm audiências nacionais?Que educação vamos dar aos nossos filhos, deixando-os ver estes programas televisivos.

Sem comentários: