segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Soares da Costa ganha mais 25 milhões com plano Obama


A Soares da Costa, através da participada norte-americana Prince, ganhou a adjudicação de mais duas estradas em Orlando, no estado da Florida, no valor de 36,6 milhões de dólares (25 milhões de euros).
Num comunicado enviado à CMVM, a Soares da Costa informa que estas empreitadas estão inseridas no "Plano de Estímulo à Economia", lançado por Barack Obama.
As obras respeitam à construção de duas rodovias, de cinco e seis pistas cada, e uma extensão conjunta de 11,3 quilómetros.
As acções da Soares da Costa perderam 0,83% para 1,19 euros, com mais de meio milhão de papéis negociados.
Pedro Gonçalves, Presidente da Comissão Executiva da Soares da Costa, afirmou que a empresa está atenta ao mercado. Na actividade da construção, não faz sentido que uma empresa que se queira afirmar numa lógica de crescimento no mercado nacional tencione faze-lo de uma outra maneira que não seja o crescimento por aquisição. Crescimento significativo, como aquele que tem de sustentar a afirmação de um grande grupo, não se fazem exclusivamente por via do crescimento orgânico. Se se faz por via de aquisição pura e dura, se por via da fusão, isso será a dinâmica de oportunidades a ditar. Para já, só demos um passo. Compramos a Contacto, porque se encaixa nas nossas competências e nos traz complementaridades, como a vocação que tem em trabalhar com um modelo contratual que não é muito usual, o modelo de open-book; e por outro lado permite-nos crescer. E usando os números de 2006, que já são públicos, juntamos aos 570 milhões de euros da Soares da Costa os 154,95 milhões de euros da Contacto.
Vos falo disto, porque a empresa em questão já fez trabalhos para Moçambique, só me vou reportar a este último e importante e acabado, onde as empresas portuguesas, Mota-Engil e Soares da Costa, fizerem construção da ponte sobre o rio Zambeze, que permitiu a ligação física entre o norte e o sul de Moçambique
A obra de construção da ponte de Unidade Nacional foi orçada em 66 milhões de euros.
A Soares da Costa de momento está com alguns projectos em Moçambique, e o Governo certamente vai estar atento à evolução dos mesmos. As eleições estão à porta, e todos nós esperamos, independentemente de quem as ganhar, que os projectos então elaborados, sejam satisfeitos.
A política de Moçambique assim o faz crer, para bem de todo nós.
Esta notícia é actual, e foi uma compilação que fiz de várias notícias que apanhei, aqui e algures, onde rectifiquei alguma ortografia, comentários por mim feitos, mas sem alterar ou desvirtuar a mensagem inicial.

Sem comentários: