segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Moçambique na 3ª posição como país mais atractivo ao investimento em África

Os resultados de um estudo desenvolvido pela instituição financeira internacional Rand Merchant Bank (RMB) indicam que Moçambique é o terceiro país africano mais atrativo para o investimento direto estrangeiro.


A posição é atribuída por aquela instituição devido ao facto de o país ter inflação, moeda e défice público sob “total controlo”, segundo Lucas Chachine, administrador do capítulo moçambicano do First National Bank (FNB), segundo maior banco de investimento em África e membro da família do Grupo RMB.

Os megaprojetos e investimentos aplicados no sector de açúcar são outros fatores que contribuem para a posição em que Moçambique se encontra, de acordo ainda com Chachine, falando, esta Quinta-feira (16), em Maputo, durante a conferência económica do FNB.

CUSTO DE VIDA

Observa, contudo, que Moçambique tem um grande desafio que é manter a posição, controlando a inflação, a sua moeda e o défice público “para nos próximos cinco anos estar no top do investimento a nível mundial”, realçou.

O estudo atribui 1,05 ponto na variação da inflação registada no preço de combustíveis, contra 1,17 ponto da Nigéria e 1,28 ponto da Zâmbia, enquanto na dinâmica do crescimento, Moçambique tem vindo a registar “um crescimento acelerado de investimento direto estrangeiro” que, em 2010, foi na ordem dos cerca de 800 milhões de dólares, segundo ainda o estudo do RMB.

DIVIDA EXTERNA

Nesta componente, o estudo revela que Moçambique detém o défice menor de 50% no que respeita à dívida externa versus Produto InternBruto (PIB), taxa de crescimento do PIB a rondar entre 7% e 10% e inflação na banda dos 6% a 10%.

Fonte: RM/a Verdade




Sem comentários: