
Uma gigantesca perfuradora derrubou a última parede rochosa que separava as duas secções do túnel mais longo do mundo. O túnel de Gothard, construído nos Alpes suíços, tem 57 Km de extensão e está situado dois mil metros abaixo do solo. Supera assim o túnel de Seikán, no Japão, com ‘apenas’ 54 km.
Mais de 500 pessoas, das quais 300 jornalistas, assistiram em directo ao episódio e aplaudiram o aparecimento da perfuradora, com os seus 58 dentes, a romper em menos de 20 minutos a última barreira rochosa entre Faido e Sedrum (as duas entradas/saídas do túnel).
Este derrube foi celebrado com euforia pelos mineiros suíços, alemães, franceses, austríacos e portugueses, que trabalham na obra há mais de uma década. Para celebrar o momento, os mineiros colocaram bandeiras nas engrenagens da escavadora. O momento foi abençoado por um padre católico e um pastor protestante, representando as religiões maioritárias na Suíça.
Em 2017, este túnel, nos Alpes suíços, permitirá que o transporte ferroviário entre as cidades de Zurique e Milão seja feito em apenas duas horas e 40 minutos. Os comboios de passageiros vão circular no túnel a uma velocidade de 250 quilómetros por hora, e as composições de carga atingirão 160 quilómetros por hora, o dobro da velocidade actual. Mais de 300 comboios poderão circular no túnel.
Fonte: IP Jornal
Mais de 500 pessoas, das quais 300 jornalistas, assistiram em directo ao episódio e aplaudiram o aparecimento da perfuradora, com os seus 58 dentes, a romper em menos de 20 minutos a última barreira rochosa entre Faido e Sedrum (as duas entradas/saídas do túnel).
Este derrube foi celebrado com euforia pelos mineiros suíços, alemães, franceses, austríacos e portugueses, que trabalham na obra há mais de uma década. Para celebrar o momento, os mineiros colocaram bandeiras nas engrenagens da escavadora. O momento foi abençoado por um padre católico e um pastor protestante, representando as religiões maioritárias na Suíça.
Em 2017, este túnel, nos Alpes suíços, permitirá que o transporte ferroviário entre as cidades de Zurique e Milão seja feito em apenas duas horas e 40 minutos. Os comboios de passageiros vão circular no túnel a uma velocidade de 250 quilómetros por hora, e as composições de carga atingirão 160 quilómetros por hora, o dobro da velocidade actual. Mais de 300 comboios poderão circular no túnel.
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