quarta-feira, 7 de julho de 2010

Avião solar já está no ar para voo nocturno


Berna - O avião Solar Impulse, primeiro avião que funciona a energia solar, descolou esta quarta-feira, no seu primeiro voo nocturno.
Às 06h15 (08h15 em Moçambique) o Solar Impulse descolou do aeroporto de Payerne, na Suíça, para testar a sua capacidade de voar à noite, num percurso de 25 horas. Quem tem os comandos do avião é Andre Borschberg, director executivo e co-fundador do projecto Solar Impulse, que pretende dar a volta ao mundo no avião em 2012. «Durante os últimos sete anos, toda a equipa trabalhou apaixonadamente a sonhar com este dia», afirmou Borschberg antes de entrar no cockpit.Prevê-se que durante o dia o avião atinja lentamente uma altitude de 8 500 metros para carregar as baterias, e que depois desça a uma latitude de 1 500 metros à uma hora da madrugada (hora de Moçambique) para se manter a voar durante a noite.O Solar Impulse está equipado com 12 mil células fotovoltaicas, instaladas nas asas e essa é a única fonte de alimento dos quatros motores eléctricos, cada um deles com uma potência de 10 cavalos. Caso o piloto seja capaz de gerir eficientemente a energia disponível e concluir com sucesso a missão, será a primeira vez que um avião solar voou durante tantas horas e alcançou tais altitudes.

Fonte: Jornal Digital

1 comentário:

Anónimo disse...

Antônio.


Sou um Biólogo, Mineiro, e percorro páginas que apresentem temas diversos/interessantes para divulgar o Verde Vida, dedicado à causa ambiental.

Felicidades em sua jornada.